quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Construindo biografias

O trabalho apresentado foi realizado baseado em sugestões do avançando na prática do Gestar II, de Língua Portuguesa e executado no Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez com alunos da 8ª série B, orientado pela professora Sirlei Martins de Moura Hansen.
Produzimos o gênero biografia que teve como ponto de partida a apresentação de duas biografias para que os alunos conhecessem melhor o gênero. Em seguida fizemos uma discussão sobre a importância da construção desse texto. Na seqüência organizamos um diálogo entre os alunos para que os mesmos decidissem qual pessoa importante da comunidade próxima eles gostariam de entrevistar e todos concordaram em fazer o convite ao senhor Tatão. Os alunos elaboraram de quinze a vinte cinco perguntas relevantes sobre a vida do entrevistado para seguir no propósito. Então fizeram o convite , ele aceitou e então foi marcado o dia para a entrevista. O convidado foi até a escola onde havíamos organizado os alunos o som com o microfone para a entrevista. Todos os alunos participaram desse momento e puderam perguntar tudo de importante que anotaram. O convidado ficou bem à vontade e respondeu com muita humildade e paciência todas as perguntas a ele feitas. Depois os alunos foram divididos em duplas para elaborarem a biografia do senhor Tatão. Assim que ficaram prontas os alunos apresentaram em sala para que fossem escolhidas as três melhores para num outro momento um grupo de professores escolher a melhor para publicação e foi exatamente dessa forma que aconteceu a realização desse maravilhoso trabalho e que um dos resultados vocês podem conferir abaixo.



Biografia de Sebastião de Oliveira Pinto (Tatão)
Tatão, grande defensor da comunidade em Tangará da Serra nasceu em 13 de fevereiro de 1949 na cidade de Galiléia norte de Minas Gerais, terceiro filho de dez irmãos . Viveu boa parte de sua infância em uma pequena cidade com seus pais, em que trabalhava de lavrador para ajudar a família, até mudar-se para Mato Grosso.
Aos onze anos seu primeiro destino neste estado foi Rondonópolis onde passou o restante de sua infância e adolescência juntamente com a família na fazenda Cascata Floresta, lugar este que viveu por quinze anos e conheceu sua então esposa Aparecida Silva Pinto.
Já casado Tatão veio para Tangará em 14 de agosto de 1973, com objetivo de obter terras férteis na cidade, assim como as outras famílias de Rondonópolis e outros estados. Ele viveu em Tangará na época em que a rua principal era de terra e rodeada de mato e barracos de madeira, e havia apenas uma farmácia.
Pelo motivo de ter cursado apenas o ensino fundamental em escolas rurais, Tatão continuou a profissão de lavrador até conseguir fazer o curso de corretor de imóveis profissão essa, que exerce até os dias de hoje.
Ele desenvolveu vários loteamentos baratos na cidade, como: Vila Horizonte, que foi reconhecida por muito tempo como Vila Tatão, Jardim Alto Alegre, Jardim Paraíso e outros.
Ingressou-se na carreira política pelo partido MDB, para ter liberdade de expressão já que era em pleno regime militar o qual muitos foram oprimidos pelo governo. Foi eleito vereador em 1982 com um mandato de seis anos, mas segundo ele mesmo se arrepende, por ter assumido essa função com pouca experiência, sem conhecimento sobre o poder político.Considera a luta pela reforma agrária sua maior conquista política
Hoje presidente do CONTAC ( Conselho Tangaraense de Associações Comunitárias) e reconhecido como Tatão apelido da infância , mora em Tangará da Serra com sua esposa e seus cinco filhos afirma ter orgulho de viver nesta cidade maravilhosa e que se sente realizado por ver tantas melhorias em sua terra querida.
Na verdade, são os Tangaraenses que precisam se orgulhar do senhor Tatão, merecedor de todas as honras pelo que já fez por essa cidade e continua fazendo sem medir esforços.


Alunos: Glauber Alves Batista e Ariadne Cristyele Ferreira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário