terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tempo de Aprender...

- - Sidnei Boz1-
Muitas habilidades precisam começar cedo... caso contrário o estímulo, por melhor que seja, não apresenta resultados eficientes. Com a leitura não é diferente. Ela precisa ser vivenciada pela criança desde os primeiros anos de vida, com as fábulas, e “histórias da vovó” contadas por familiares e amigos; e ter prosseguimento nos primeiros anos de escola. Pensando nisso o Projeto Tempo de Aprender2 desenvolveu em suas aulas de Língua Portuguesa, durante o mês de junho/2009, uma atividade de “leitura em voz alta pelo professor”, embasada no Programa GESTAR3, com estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental, em forma de capítulos do livro "Ali Babá e os quarenta ladrões"4 . A cada capítulo lido os alunos fizeram uma forma de interpretação/entendimento diferentes, como: resumo oral, ilustração com desenho, verificação dos personagens (novos) e suas características, dentre outros elementos literários. A atividade despertou o interesse dos alunos, os quais antes de ouvirem a leitura de um novo capítulo eram instigados a imaginar como seria a seqüência da história. O trabalho, como dissemos, incitou o gosto pela literatura, com seus personagens, lugares e histórias fantásticas. Uma boa experiência docente, aqui compartilhada, que também serviu para motivar a leitura, pois após a atividade muitos dos alunos quiseram ler o livro pessoalmente.

_________________________________________
1 Professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas.
2 Projeto desenvolvido no contra-turno curricular do CMAE “Ulisses Guimarães”, com alunos de 1º ao 5º Anos.
3 Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar/MEC
4 LEFORD, Luc. Ali Babá e os quarenta ladrões: clássico da literatura universal / adaptação de Luc Leford a partir da tradução de Antonie Galland; tradução Ruth Salles. São Paulo, Ática, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário